Tipos de inventários

Saber o valor dos bens é uma tarefa comum nas empresas, bem como em outras situações onde se queira saber com rigor o que se tem e qual o seu valor.  Nas empresas importa efectuar uma relação entre os elementos patrimoniais com o seu valor, tal designa-se por Inventário. Assim fazer um inventário consiste em analisar os elementos de um património, descreve-los e analisa-los.

Para realizar um inventário devemos primeiro proceder a identificação dos elementos patrimoniais existentes, posteriormente devemos descrever cada elemento apresentado e classifica-lo pelas classes existentes, por fim deve-se atribuir um valor a cada elemento patrimonial, ou seja, efectuar a valorização.

Os inventários podem ser:

  • Gerais – neste caso incide sobre todos os elementos que constituem um dado património, assim aparecem todos os elementos patrimoniais (faz-se uma descrição completa da empresa);
  • Parciais – já neste caso apenas abrange alguns dos elementos patrimoniais, ou seja, figuram apenas uma parte dos elementos patrimoniais da empresa.
  • Simples – os elementos aparecem dispostos sem atender a qualquer ordem, neste caso os elementos aparecem simplesmente numa lista.
  • Classificados – os elementos obedecem a diversas ordens, como por exemplo: segundo a sua natureza, característica ou função.

Consegue-se tirar uma melhor informação contabilística dos inventários gerais e classificados.

Por fim, os inventários ainda podem ser classificados:

  • Ordinários – são efectuados periodicamente, ou seja, são regulares e previsíveis;
  • Extraordinários – apenas são elaborados em consequência de condições excepcionais, ou seja, são imprevisíveis (Exemplo: por saída de um sócio, por venda do capital a terceiros, entre outros).

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