Ponto crítico das vendas

O ponto crítico das vendas é também designado por ponto crítico, umbral de rentabilidade e, ainda, por “break even point”. Este conceito fornece-nos muitas informações importantes, pois o ponto crítico das vendas mostra:

  • O volume de vendas para o qual os proveitos igualam a custos totais conduzindo a um resultado nulo;
  • E também, o volume de vendas que permite a obtenção de uma margem de contribuição suficiente para a cobertura de custos fixos.

Formulas para o cálculo do ponto crítico das vendas:

  • Ponto crítico das vendas em quantidade -> Q*= CF / mg(u)
  • Ponto crítico das vendas em valor -> V* = CF / ( mg(u) / pv(u) )

Exemplo:

Uma empresa que produz e comercializa o produto A apresenta de custos fixos no valor de 5.000€. O preço de venda unitário é de 5€ e o somatório dos custos unitários é de 2,50€. Para calcularmos o ponto crítico das vendas em quantidade e em valor teríamos que fazer o seguinte:

Q* = 5.000 / (5-2,5) = 2.000 Unidades

V*= 5.000 / (2,5 / 5) = 10.000 €

Estes valores significam que para a empresa conseguir cobrir todos os custos fixos tem de produzir e vender 2.000 unidades do produto A, o equivalente a 10.000€ de vendas. Só a partir destes valores é que a empresa conseguiria obter algum lucro.

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