Diário, Razão e Balancete

Numa empresa é normal registar-se todos os movimentos que modifiquem ou possam vir a modificar o seu património, assim efectua-se o processo de escrituração ou processo contabilístico. Assim temos o Diário, o Razão e o Balancete.

Diário da Contabilidade

No Diário escrevemos aquilo que se passa durante o dia, por ordem cronológica, separando cada acontecimento que modifiquem ou possam vir a modificar a estrutura do valor da empresa do comerciante.

Razão da Contabilidade

O Razão faz-se seguidamente do diário e transcreve todas as operações efectuadas nele. Tem que se terem atenção simplesmente se os valores aparecem a débito ou a crédito, pois com isto ficaremos a conhecer o estado da empresa e a situação de qualquer uma das contas.

Balancete

Por fim, o Balancete servirá para resumir os movimentos evidenciados no razão. Pois no balancete aparecem-nos todas as contas com que trabalhamos no razão mas apenas com os totais a débito e a crédito e os saldos (tanto credores como devedores).

Em suma, os factos patrimoniais são registados por ordem de datas no Diário e por ordem de contas no razão. Assim o Diário é um registo cronológico e o Razão é um registo sistemático, e o Balancete é um resumo do Razão. Logo, quando temos factos patrimoniais, só temos uma maneira de seguir o processo contabilístico: primeiro aparecem-nos os factos patrimoniais, posteriormente documentamo-los no diário, depois no razão e, por fim, no balancete.

Subscrever actualizações

rss

Comentários

  1. Ivone Gomes diz:

    Olá, gostei imenso de aquilo que eu vi aqui sobre a contabilidade mas quero aprofundar mais sobre a contabilidade porque é a area em que estou a tbalhar neste momento, preciso muito da vossa porque aprnder nunca é demais.Sinto que estou fraco neste campo quero conhecer mais. Bjs.

  2. Adriano gomes diz:

    Ola,na verdade amei esse contiudo,porque adoro a contabilidade e quero saber mais sobre essa area.Sou estudadnte e estou em terceiro ano do curso de contabilidade e sempre adorei esse area.BJS .ADRIANO GOMES

  3. Andre diz:

    venho por este meio pedir a vossa ajuda quanto tudo relacionado com a contabilidade geral porque sinto que me falta as bases para poder me tornar num bom gestor empresarial. agradeceria imenso a vossa ajuda por favor.
    aprender é sempre bom porque ensinar é uma virtude que nem todos têm.

  4. VANILSON BEZERRA diz:

    BOm dia! Sou trabalhador autonomo e preciso fazer um balaço trimestral com posso faze-lo.

    • saúl Francisco Lemane diz:

      se vc quer tornar melhor contabilista primeiro deve conhecer todos principios contabilisticos que sao geralmente aceites e que elas nao varia do pais para pais é por isso que se diz a contabilidade é composta por dois elementos um é teorico e outro é pratico neste caso se formos a recordar a ideia do pai de contabilidade FREI LUCAS PACIOLI ele dizia que ninguem consegue dar uma exacta difinicao da contabilidade e segundo ele diz tambem que amaior parte das pessoas dizem que ela é uma ciencia e outros dizem que uma tecnica entao qual é a propria difinicao? Se quiseres saber mais contacta me.muito obrigado

  5. Chafi diz:

    Bom dia!
    Gostaria de agradecer essa vossa boa vontade de ensinar as pessoas aquilo que e util na carreira profissional.
    Gostei bastante do site

  6. benjamim diz:

    como fazer amovimentação de um valor narazão

  7. Madalena diz:

    Gostei muito deste conteudio, quero aprender mais sobre contabilidade bjs.

  8. Antónia Lobato diz:

    Por favor quero ver exercicios de razão,diario e balancete

  9. ISAAC JANUAARIO diz:

    preciso de materia que explica como fazer um balanco, diario, lamcamento no razao. verificacao do balancete.



AVISO:Todos os artigos publicados no blogue contabilista.pt são puramente informativos e não podem ser confundidos com aconselhamento financeiro.