Custo Padrão

O custo padrão é um custo teórico que é definido à partida, à luz da experiência da empresa. Para definir um custo padrão nada melhor que dar uma olhadela ao que diz quem sabe:

São custos teóricos, sucessivamente rectificados à luz da experiência, cuidadosamente expurgados de todas as verbas anormais, que se utilizam como norma ou modelo durante prazos mais ou menos longos.

Gonçalves da Silva in Contabilidade Industrial p 434

A adopção do custo padrão visa melhor a gestão orçamental da empresa, podendo antever resultados e outras informações relevantes para a empresa.

Por exemplo: Ao definir o custo padrão da matéria y de 10 euros a unidade (o custo padrão é sempre expresso em unidades) todas as compras da matéria y é contabilizada a 10€ mesmo que no real se esteja a comprar a 11€, a diferença de 1 Euro é o desvio.

De um forma geral é este o processo de valorimetria do custo padrão. Se desejar ver outros critérios de valorimetria das existências da Contabilidade poderá ver: Critérios de valorimetria das existências .

Subscrever actualizações

rss

Comentários



AVISO:Todos os artigos publicados no blogue contabilista.pt são puramente informativos e não podem ser confundidos com aconselhamento financeiro.