Contabilidade Analítica, de custos ou de gestão

A Contabilidade Analítica ou Contabilidade de Custos ou Contabilidade de Gestão é um conjunto de sistemas de informação que apoiam a tomada de decisão na gestão. Através de mapas financeiros próprios e utilizando a classe 9  para efectuar movimentos contabilísticos ajustados a cada uma das empresas. Ajustando assim as operações à realidade contabilística e individual de cada organização. São expressões sinónimas.

A Contabilidade interna da empresa deve ser efectuada para maximizar investimentos e proveitos da empresa, através da elaboração de orçamentos e posterior analise de desvios com eventuais correcções por forma a obter um melhor desempenho empresarial

Sendo a Contabilidade Analítica um sistema de informação importa que esta mesma informação seja útil para os gestores possam tomar decisões mais acertadas ou de forma mais informada, para assim diminuir a probabilidades de erro de gestão ou consequentemente levar decisões erradas por falta de elementos .

Os aspectos ou catacterísticas da informação:

Relevância

A informação deverá ser relevante e adequada aos objectivos, se não o for, é informação sem utilidade para a tomada de decisão.

Oportunidade

A informação deve existir quando é necessária, quando a informação chega mais tarde pode perder a utilidade, pois não foram tomadas as decisões que deveriam ter sido tomadas.

Actualidade

Sem actualidade a informação não é relevante para a tomada de decisão, assim a rapidez ou velocidade na obtenção da informação assume um carácter fundamental, pois se a informação vale por ser actual e poder ser utilizada em tempo útil.

A Contabilidade Analítica dá jus à expressão ” a informação pode valer uma fortuna”.

Subscrever actualizações

rss

Comentários



AVISO:Todos os artigos publicados no blogue contabilista.pt são puramente informativos e não podem ser confundidos com aconselhamento financeiro.